segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Qual a sua "marca" no mundo?

As vezes leio mensagens de escritores de livros de auto-ajuda sempre nos encorajando a mudar o mundo com nossas atitudes e que para conquistar a felicidades só depende de cada um. Concordo com eles, mas grande parte das pessoas (talvez uma maioria) não se dá conta da influência que cada ser humano exerce para a existência deste planeta. Você acha que é capaz de mudar o mundo? Pois eu acho realmente que sim! Todos nós podemos de alguma forma transformar o mundo.



Mesmo que “o seu mundo” seja só seu, o fato de transformar sua vida (para melhor ou pior), afeta o mundo em geral. Em maior ou menor grau, todos nós somos responsáveis pelas mudanças que ocorrem na sociedade em que vivemos e nossas atitudes definem isso. Seus pensamentos, palavras e ações, influenciam tudo e todos ao seu redor. Da mesma maneira, cada um de nós está sujeito as influências dos demais. Todos nós influenciamos e somos influenciados a todo momento.

Um dos desejos fundamentais do ser humano é entender o mundo em que vive. Muitas vezes por necessidade. Outras vezes, por curiosidade. Qualquer que seja a razão, o fato é que quanto mais conhecemos do mundo, mais habilmente podemos lidar com o que acontece nele. Quando entendemos por que as coisas acontecem, passamos a ter poder sobre elas: passamos a ser capazes de controlá-las e usá-las a nosso favor.

Então é preciso parar e pensar no mundo que realmente queremos. E se somos capazes de mudar o mundo, devemos pensar em que tipo de contribuição estamos dando, para que ele de fato se transforme no que acreditamos ser o melhor.

Você já pensou na influência que exerce no mundo? Quando você chega em um lugar, que tipo de reação causa no ambiente e nas pessoas? Que tipo de energia as pessoas associam a sua presença? Segundo um texto que li outro dia, independente dos demais gostarem ou não, você deixa sempre uma "mensagem", seja com a sua forma de vestir, de falar, de olhar e, até mesmo, de simplesmente passar. A sua presença remete aos demais uma "imagem", que pode estar associada aos mais variados sentimentos, físicos ou mentais. São sensações de paz ou de guerra, de amor ou de ódio, de saúde ou de doença, de felicidade ou de tristeza, entre muitas outras. São lembranças de assuntos religiosos, políticos, familiares, acontecimentos recentes ou de muito tempo atrás e que podem ser tratados apenas durante a sua presença naquele ambiente ou, mudar por um longo período de tempo, qualquer tema que estivesse sendo discutido antes da sua chegada.

Você deixa, por onde passa, uma "marca". A sua marca! Que marca você tem deixado por onde passa? Que marca realmente gostaria de deixar daqui para frente?

Lembre-se que esta marca pode permanecer na lembrança durante muito ou pouco tempo e isto nem sempre vai depender da sua vontade. Portanto, cuidado com a marca que você anda deixando por aí. Outros poderão passá-la adiante com uma rapidez tão grande que, muitas vezes, se torna impossível corrigi-la ou apagá-la. Uma palavra dita, por exemplo, jamais será recuperada, o que nos torna imensamente responsáveis pela influência que exercemos nos mais variados ambientes por onde passamos.

Sim, você pode mudar o mundo. Mas deve levar mais a sério a forma com a qual vem contribuindo para isto. Acredite mais nos efeitos de seus próprios pensamentos, palavras e ações. Perceba como tudo no mundo acontece graças a isto. Das "marcas" deixadas por cada um de nós depende as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário